Departamentos
Exame de AIE
Agilidade e Confiança
AIE ELISA (consulte); AIE IDGA; Assinatura Digital Certificadada
Teste Rápido
AIE-ELISA - resultado em 4 horas úteis (taxa de urgência)
Certifique a validade dos exames do Paddock em tempo real
Assinatura Digital Certificada
Conheça mais sobre a Anemia Infecciosa Equina
A Anemia Infecciosa Equina é um distúrbio multissistêmico causado por um RNA vírus do gênero Lentivírus, da família Retrovírus. Todos os cavalos infectados apresentam grande variedade de sinais clínicos desde a forma aguda até a crônica. Alguns são portadores saudáveis, mas todos permanecem com o vírus e são transmissores pelo resto da vida. Não há tratamento conhecido e a doença é transmitida por insetos hematófagos (no caso do Brasil, por tabanídeos). Há também a comprovação de transmissão na forma iatrogênica, que para muitos pesquisadores é considerada mais importante que a via do mosquito.
Para o diagnóstico definitivo, é utilizado o teste de COGGINS (Imunodifusão em Gel de Agar) que detecta a presença de anticorpos e tem resultado muito confiável. Já está disponível também o exame pelo método ELISA, mais rápido que o teste tradicional. No entanto, no caso de teste positivo para ELISA, a amostra deverá ser submetida ao IDGA como teste confirmatório.
Essa doença foi controlada em boa parte do país, mas devido à pouca divulgação de casos positivos, têm aparecido alguns focos em regiões que se consideravam livres. Isso representa um perigo constante de introdução de animais doentes em propriedades já controladas.
O veterinário tem papel fundamental, zelando para que a legislação seja cumprida através da exigência da Guia de Trânsito e do Exame de Anemia Infecciosa Eqüina realizado por laboratório credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
keywords: Anemia Infecciosa Equina; Anemia; Cavalo; Exame de AIE; Exame de Anemia; Exame para transporte
Informações Importantes
- exame é obrigatório para trânsito dentro e fora do país;
- resultado negativo tem validade de 60 dias a partir da data da coleta;
- é realizado pelo Laboratório em todos os dias úteis;
- no exame de IDGA são 48 horas de incubação;
- necessita de requisição específica;
- também esta disponível teste ELISA.