Departamentos

EPM

A EPM (Mieloencefalite Protozoária Equina) é uma das principais doenças neurológicas em equinos e é causada principalmente pelo Sarcocystis neurona. Existem também trabalhos que indicam a Neospora hughesi como importante agente para essa enfermidade. O protozoário atinge o Sistema Nervoso Central (SNC), provocando inflamação e possíveis lesões. Ele pode estar localizado em diferentes regiões do tecido, o que faz com que a doença se pareça com várias condições neurológicas, tornando o diagnóstico um desafio.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE A DOENÇA

O Laboratório Paddock trouxe para o Brasil a mais nova tecnologia no diagnóstico laboratorial de EPM causada pelo protozoário Sarcocystis neurona, o SAG ELISA. Esse novo teste laboratorial é um ELISA quantitativo baseado em peptídeos antigênicos localizados na superfície do parasita S.neurona, os SAG’s. No Paddock são mensurados SAG2, SAG4 e SAG3. Cavalos infectados produzem uma resposta imune (IgG), que pode ser mensurada.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAÇÃO DO FOLDER SAG ELISA

A grande vantagem desse teste é a possibilidade de se testar o soro e líquor em conjunto, obtendo um índice de anticorpos. Com essa informação, fica possível identificar se existe uma produção de anticorpos no sistema nervoso e assim predizer com mais confiança se o animal é positivo ou negativo no exame laboratorial.

Amostra: Soro e Líquor
Prazo: 15 dias

keywords: EPM; Encefalomielite Protozoária Equina; Mieloencefalite; Exame de EPM; Exame para EPM; Exame para Encefalite parasitária; Exame de bambeira; Exame Doença do Gambá